Home  /  Saúde da Mulher O Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer

“Domitila, pianista e maestrina, 60 anos, desenvolve o Mal de Alzheimer. Ela começa a apresentar os sintomas da doença, quando, ao reger o quarteto Victorelli - que forma juntamente com o marido Milton, a filha Dulce e o genro Antônio. A família estranha o comportamento da Domitila, que passa a não acertar as frases musicais e usa roupas esquisitas. Dulce explica a situação para Dra. Martha que desconfia que a pianista esteja com o Mal de Alzheimer”.
O Mal de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa de causas ainda desconhecidas.
O paciente apresenta graves problemas de memória, dificuldade de raciocinar e perda da coordenação motora. O declínio é lento e inevitável por causa dos pequenos derrames cerebrais, muito comuns em gente idosa. Em países desenvolvidos, o Mal de Alzheimer é a terceira causa morte, ficando atrás de doenças cardiovasculares e do câncer. A estimativa é a de que o mal de Alzheimer afeta entre dez e 20% dos idosos com mais de 65 anos. A doença leva de três até 20 anos para se desenvolver e não tem como impedir o seu avanço, podendo apenas ser controlada.
Atualmente, existem drogas novas que aliviam os sintomas e no caso de um diagnóstico precoce, é possível retardar a progressão da doença, que pessoas a partir dos 40 anos. Sabe-se hoje que a reposição hormonal pode evitar ou atenuar quando só existe a doença.
Hoje em dia, já se sabe que quanto maior a escolaridade, mais lenta é a progressão da doença e menos prejudiciais os efeitos da demência senil.
O Mal de Alzheimer é três vezes mais frequente entre analfabetos do que doutores. Nas mulheres, a doença é menos comum nas que fazem reposição hormonal na menopausa. Em geral, as mulheres que desenvolvem o Mal de Alzheimer ficam com a fala prejudicada de maneira mais severa do que os homens.
Fique atenta para evitar que suas tias e avós passem por esse problema.

Depoimentos


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 61

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 43
Com todos os papéis de supermulher que temos que cumprir hoje em dia fica difícil não fazermos juz ao rótulo de complicadas. Quer saber, eu sou complicada sim. Adoro um “Ismo” na minha vida, Romantismo, sentimentalismo... O importante é se sentir inteira, aceitando os defeitos e principa...

Sheila Mello - bailarina e atriz - 28.08.09

DST

Gravidez

Implantes

Métodos Contraceptivos

Menopausa

Menstruação

Saúde da Mulher

Sexualidade