Home  /  Saúde da Mulher O Câncer de Colo de Útero

O Câncer de Colo de Útero

Estamos em plena campanha de prevenção do câncer ginecológico. Hoje nenhuma mulher mais morreria pelo câncer de colo de útero se estivesse atenta aos exames que podem prevenir essa doença.
O exame que diagnostica o início desse câncer chama-se de papanicolau.
É um exame simples, que pode ser feito no consultório do ginecologista ou em um laboratório.
Não é um exame doloroso e o material é muito simples de ser colhido.
A mulher fica em posição ginecológica, o médico coloca um aparelhinho para abrir o canal vaginal e pode ver uma região no fundo do canal vaginal chamado de colo de útero. Aí ele usa uma madeirinha (que o médico chama e espátula), mas que é igualzinha a um palito de picolé. Ele retira então um pouco de secreção do colo, coloca em um microscópio e olha as células que foram retiradas.
O próximo passo é classificar os tipos de células que ele vê.
Essa classificação vai de um até cinco. Conforme sua classificação você estará livre de um próximo passo: de um a dois não existe célula que posa comprometer você com o câncer se você for classe três o médico vai te pedir um novo exame que segue os mesmos passos. A diferença é vai olhar o fundo da fundo da sua vagina com uma lente que aumenta bastante o tamanho das células.
Aí você pode estar livre novamente ou ter que tirar um pedacinho para examinar.
Se você for classificada no grau quatro é sinal de que já existem células de câncer no seu útero. Porém se for operada no início estará curada.
Algumas mulheres que deixam de fazer todo ano o seu exame de papanicolau está se arriscando a morrer de câncer.
Então minha amiga leitora, se sua amiga não sabe como se proteger do câncer de colo do útero eu gostaria que explicasse á ela a importância de todo ano colher esse exame.
Na próxima semana vamos bater um papo sobre câncer ginecológico.

Depoimentos


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 61

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 43
Desde quando comecei a usar implante, houve um equilíbrio no meu organismo. Hoje em dia não consigo ficar sem usá-lo. Além de prevenir o risco de gravidez e acabar com a famosa TPM, tem benefícios estéticos.

Raica Oliveira - Modelo - 30.07.08

DST

Gravidez

Implantes

Métodos Contraceptivos

Menopausa

Menstruação

Saúde da Mulher

Sexualidade