Absorvente Interno:
Dúvidas Gerais:
Os implantes anticoncepcionais são usados desde a década de 1980 e os atuais que usamos são compostos de um só hormônio feminino, a Elcometrina ou a Gestrinona. O implante nada mais é que uma pílula moderna e melhorada.
São tubos de silástico de 3 cm por 1mm de diâmetro.
O hormônio micronizado é colocado e compactado na cápsula.
A aplicação dos implantes se faz na região glútea com ajuda de um aplicador em área previamente anestesiada com procaína a 5%.
A indicação do método é individualizado e/ou personificado baseada em dados clínicos:
- Peso e altura;
- IMC – Índice de massa corporal
- Fumante, ex-fumante
- Sedentária ou com atividade física.
- Hábitos alimentares.
São anticoncepcionais eficientes (não tivemos até hoje nenhuma gravidez pois são trocados no prazo estabelecido) e reversíveis (ou seja, a suspenção do método torna a mulher novamente fértil).
Além do efeitos anticoncepcionais são usados para tratar endometriose, TPM e suas complicações, cólicas menstruais, enxaqueca pré –menstrual, mioma, anemia e na prevenção do câncer ginecológico.
O efeito colateral negativo é a oleosidade da pele que pode acontecer em 20% das usuárias e os efeitos colaterais positivos são o aumento da libido, a definição da massa magra (músculo) e a diminuição da celulite.
São anticoncepcionais de dose menor que as pílulas de baixa dosagem pois não apresentam a passagem pelo fígado e essa é uma vantagem importante dos implantes.
Estabilizam o ciclo e suspendem o sangramento menstrual.
Por esse mesmo método fazemos a reposição hormonal em mulheres na pré ou pós menopausa.
Os hormônios que usamos são o Estradiol e a Testosterona.
Os efeitos são inúmeros , porém, deve ser indicado pelo médico e também personificado.
Atualmente a reposição hormonal mais usada é a de baixa dose.
utilização de uma opção mais discreta e higiênica para a proteção durante o período menstrual.
A vida da mulher não pára durante o período menstrual. E neste período em especial, ela precisa de segurança e discrição, além de higiene e conforto para que sua liberdade seja preservada. Benefícios como não sentir o
absorvente, não precisar limitar o uso das roupas mais justas durante o período tornam essa semana do mês mais próxima do que são todos os outros dias. O absorvente interno pode garantir segurança, bem-estar e higiene ao mesmo tempo.