Home  /  Sexualidade O Teatro da Vida

O Teatro da Vida

Sabemos que muitas pessoas têm dificuldades para iniciar sua vida sexual e para viver o sexo de forma saudável, tranquila e prazerosa. E que até mesmo consideram a sexualidade um "palavrão".

Nossa intenção é dar algumas dicas para que você possa se informar, refletir e, de acordo com seus valores pessoais e suas crenças, tentar organizar um pouco melhor sua sexualidade.

Inicialmente, vale dizer que são poucas às pessoas, em nosso meio, com coragem de serem elas mesmas. A maioria das pessoas adota papéis, veste máscaras e utiliza disfarces, como se fossem atores.

Mais especificamente na educação das meninas, são comuns conselhos como "não faça essa cara triste", "ponha um sorriso nessa cara", "seja gentil", "não desarrume o vestidinho". Como num teatro, as máscaras, as roupas e os gestos ensaiados são aplaudidos pela platéia e a criança passa a acreditar que, com esses disfarces, conquistará a aprovação e o amor dos pais.

A partir desse momento, a criança passa a viver um tipo de vida que não faz parte de seus desejos mais profundos. Essa representação é diariamente reprisada até a adolescência, continua na fase adulta e, muitas vezes, é enterrada junto com uma vida sem graça e sem poesia, porque a poesia está em viver o que é nosso.

Quando somos autênticos, vivenciamos situações de romance e aventura com estilo e brilho. Quando gastamos muita energia nos disfarces, ficamos com saldo pequeno, ou até mesmo negativo, para viver o que é nosso com criatividade. Esse desgaste contínuo vai acabando com as substâncias químicas responsáveis pelo prazer e pela motivação na vida (serotonina), e esse é o caminho mais rápido para, no futuro, marcarmos encontro com a depressão e com o estado de pânico.

Na fase adulta, os personagens adotados na infância começam a causar alguns problemas, levando grande parte das pessoas a tentar livrar-se deles com remédios para o "nervoso" (ansiedade) e para a "tristeza" (depressão).

Depoimentos


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 61

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 43
Acho maravilhoso que o belo e competente Dr. Malcolm tenha escolhido a literatura para ampliar a divulgação de um procedimento médico tão simples e tão espetacular para aquelas mulheres que sofrem pela carência de hormônio. Eu confesso que, no início, aderi pela novidade, mas hoje ...

Hebe Camargo - Apresentadora - 03.07.07

DST

Gravidez

Implantes

Métodos Contraceptivos

Menopausa

Menstruação

Saúde da Mulher

Sexualidade