Home  /  Sexualidade A Idade Ideal para se Procurar um Especialista em Sexualidade é entre os 12 e 14 anos

A Idade Ideal para se Procurar um Especialista em Sexualidade é entre os 12 e 14 anos

A idade certa para procurar um ginecologista vai dos 12 aos 14 anos. Nessa idade, mesmo que ela ainda não tenha menstruado, é bom conversar com um profissional sobre as dúvidas e preocupações relacionadas à sexualidade. Depois da primeira menstruação, a consulta torna-se imprescindível.
"É a fase em que a sexualidade está aparecendo", explica o ginecologista Malcom Montgomery.
"É importante procurar um médico para desfazer confusões", diz. "Muitas vezes nem é preciso fazer um exame, mas apenas bater um papo".
O ginecologista pode ensinar princípios de higiene íntima, ajudar a perceber o próprio corpo e resolver dúvidas sobre menstruação, por exemplo.
Algo errado? - As meninas que têm mais de 15 anos e ainda não menstruaram devem procurar um médico para saber se há algo errado.
Quem já tem namorado, e nunca foi a um ginecologista, também tem de procurar um correndo. "Mesmo que eles não transem, já é hora de falar sobre métodos anticoncepcionais", recomenda Montgomery.
A escolha do profissional deve ser cuidadosa. "Ele tem de saber muito sobre a sexualidade da adolescente", explica Montgomery. "Os problemas trazidos por elas geralmente têm a ver com a imagem corporal e o despertar da sexualidade", conta. "São coisas muito específicas dessa fase".
É bom avisar que nem sempre o médico da mãe servirá para a missão. E, por falar em mãe, “é melhor não entrar com ela no consultório, para ficar mais à vontade".
Eles também - Os meninos, que raramente procuram um médico para questões desse tipo, não devem descartar a hipótese de procurar um. "Adolescentes de ambos os sexos têm muitas dúvidas", diz Montgomery, que, mesmo sendo ginecologista, recebe mancebos em seu consultório. "Os meninos precisam de orientação sobre fimose e tamanho do pênis", acredita. "Mas, principalmente, têm de conversar sobre sexualidade".

Depoimentos


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 61

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 43
Acho maravilhoso que o belo e competente Dr. Malcolm tenha escolhido a literatura para ampliar a divulgação de um procedimento médico tão simples e tão espetacular para aquelas mulheres que sofrem pela carência de hormônio. Eu confesso que, no início, aderi pela novidade, mas hoje ...

Hebe Camargo - Apresentadora - 03.07.07

DST

Gravidez

Implantes

Métodos Contraceptivos

Menopausa

Menstruação

Saúde da Mulher

Sexualidade