Home  /  Menstruação Menstruação: um Fenômeno

Menstruação: um Fenômeno

A menstruação é, de fato, um assunto bastante polêmico. Você sabia que menstruar é um fenômeno da mulher moderna? É! As nossas tataravós menstruavam muito pouco ou não menstruavam. Que tal fazer uma conta juntos? Há 200 anos, a primeira menstruação da mulher acontecia entre 15-17 anos e acabava entre 42-45 anos. São mais ou menos 25 anos de ciclos.
A mulher de hoje, por sua vez, inicia a menstruação entre 10-12 anos e pára entre 48-52 anos. São cerca de 40 anos de ciclos! Há sem dúvida uma grande diferença. Como não existiam antibióticos e a medicina pouco conhecia sobre as doenças, havia um alto índice de mortalidade entre os recém-nascidos (morriam mais da metade dos bebês).
De cada dez crianças nascidas, apenas de três a cinco conseguiam sobreviver. Por isso, as mulheres engravidavam em média dez vezes (dez gestações = 90 meses / um ano de amamentação em média=120 meses / 90 + 120 = 210 meses. Ou seja, são 17,5 anos (210 meses divididos por 12) sem menstruar em um total de 25 ciclos, porque na gravidez e na amamentação não se menstrua. Já a mulher moderna, nos seus 40 anos de ciclos, engravida em média apenas duas vezes e amamenta cerca de seis meses.
Resultado: são apenas 2,5 anos (30 meses divididos por 12) sem menstruar em um total de 40 ciclos.
Há 20 anos quando minhas alunas na Faculdade de Medicina e Psicologia me abordavam preocupadas como fim de semana menstrual eu já orientava para usarem a pílula anticoncepcional sem interrupção.
A simples adoção de um regime contínuo resolvia o problema deles assegurando um período longo livre dos desconfortos.
Dizia a elas: “Façam como desejarem se quiserem podem sangrar uma vez na primavera, outra no verão, uma no inverno e outra no outono. Se preferir a cada quatro, cinco ou seis meses. Isso só te protege mais da infertilidade, da TPM, do câncer, das cólicas. Hoje os implantes hormonais melhoria, pois a dose é menos e não existe a passagem pelo fígado. Por isso leitora, menstruação é fenômeno moderno da mulher sociabilizada e não tem nada a ver com o natural.
Natural é engravidar e amamentar. Inconcebível para a natureza é ovular numa frequência que a mulher atual ovula. Sangrar repetidamente não estava nos planos da mãe natureza.

Depoimentos


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 61

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/drmal031/public_html/modules/mod_rsmonials/mod_rsmonials.php on line 43
Conhecer o Dr. Malcolm foi além de uma relação médico-paciente: ele me fez sentir parte da evolução de uma medicina para as mulheres que tornou a minha vida muito melhor. Após 6 anos de uso do implante, posso afirmar que os usuais desconfortos que envolvem a menstruação nunca mais apa...

Ana Hickmann - Modelo - 03.07.07

DST

Gravidez

Implantes

Métodos Contraceptivos

Menopausa

Menstruação

Saúde da Mulher

Sexualidade